O Mundo Nas Nuvens

O primeiro Computador surgiu apenas 1945, depois do fim da Guerra. O ENIAC foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia e seu conceito concebido por John Eckert e John Mauchly. Armazenamento nem era seu forte, tampouco a portabilidade. O ENIAC pesava 30 toneladas e em suma era um calculadora potente. 

A Tecnologia acompanha a necessidade da Ciência, no que se refere a estrutura, para que os progressos científicos continuem fluídos. Mesmo com todo o esforço dos cientistas, por muitas vezes, é necessário adiar um projeto pela ausência de viabilidade. O inviável pode ser a dificuldade de minerar um recurso natural para produção de um componente, em virtude da ausência de tecnologia, pode ser climática, de mão de obra capacitada e muitos outros fatores.

O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes e um feito naquele tempo. Hoje andamos com 1 terabytes em nosso bolso e para muitos isso está longe de ser suficiente. 

Armazenamento é poder! Quanto mais dados puderem ser armazenados, maiores serão os feitos da ciência no futuro. Por isso tanto se investiu ao longo da história, a informação é o cerne de nossa estrutura social, que só existe porque a comunicação escrita tratou de preservar muitos datados. 

O Mundo mudou, a população mundial explodiu e agora somos quase 8 bilhões. O Planeta se tornou incapaz de oferecer recurso físico para a indústria da informática. A outra dor é o acúmulo de lixo tecnológico, que virou uma questão ambiental. Sem contar que a produção em larga escala para atender a demanda do mundo moderno está a beira da exaurir os recursos naturais. Era preciso se reinventar, pois o progresso nunca para! 

Seis décadas à frente do HD da IBM, nasce o armazenamento na nuvem, tecnologia que permite usuários e empresas armazenar, manter e acessar dados em servidores de alta disponibilidade via internet. As Empresas de TI passam a investir alto em estrutura da Hardware, Software e Segurança para garantir a integridade e sigilo dos dados armazenados online. Será o fim dos discos rígidos? 

Os consumidores mais conservadores preferem ter tudo ao alcance das mãos ou em servidores próprios, o que de pronto exige a necessidade de manutenção e observância na proteção dos dados. O problema é que a matéria uma dia se desfaz e com discos rígidos isso pode acarretar em perdas de dados importantes, que nunca mais poderão ser recuperados.

Acesso Global, Disponibilidade, Segurança, Gestão Profissional, Diminuição do Lixo Tecnológico, Redução de Custo com Manutenção e aquisição de Hardware, são alguns dos benefícios que fazem do serviço Cloud uma solução indispensável ao desenvolvimento da Sociedade Moderna.

Se é um boa investir em Tecnologia Cloud? Certamente e Nós na Trinity somos especialistas nessa inovação!

Fale com o Especialista e receba uma consultoria sem custo, para avaliar sua estrutura de dados.

Gostou da Publicação? Compartilha com seus contatos! 

Até logo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fale com o Especialista

Uma assessoria eficaz exige o saber sobre exata necessidade do parceiro. Oferecemos uma consultoria sem custo e depois apresentamos uma proposta de solução, personalizada para sua realidade.

avalie
agora

Receba atualizações de nosso Tecnoblog, tem muita coisa interessante e a gente nunca envia propaganda!