Sua Rede Wi-Fi ou Cabo é Segura?

Será que um anti-vírus é suficiente para proteger sua rede dos riscos causados por invasores? Sabe quantos tipos de vírus diferentes existem e o que eles podem fazer com seus computadores e redes? 

Vamos conhecer os principais vilões das redes Wi-Fi e Cabo, que são os maiores causadores de problemas em computadores e servidores.

Keylogger

São softwares de computador que visam monitorar, armazenar e enviar tudo o que foi digitado pela vítima para um terceiro.

Adware

Qualquer programa cuja função é executar automaticamente e exibir um grande volume de anúncios, sem que o usuário tenha dado a devida permissão.

Backdoor

Mecanismo usado por vários malwares para promover acesso remoto a softwares ou à rede infectada. Esse programa busca explorar falhas problemáticas não documentadas em aplicações instaladas, desatualizadas e do firewall para ter acesso ao roteador.

Browser Hijacker

Vírus de computador que tem por meta a mudança das principais configurações do navegador. Quando instalado, modifica a homepage e as formas de busca. Demonstram anúncios em páginas legítimas e redirecionam o usuário para sites maliciosos que causam mais danos.

Trojam Horses 

Os Cavalos de Tróia permanecem ocultos enquanto baixam e instalam ameaças nos computadores. Mensagens de e-mail, arquivos de música, sites maliciosos são formas comuns de contraí-lo.

Rootkit

Rootkit são trojans que usam mecanismos avançados de programação para serem instalados em classes profundas ou não documentadas do sistema operacional. Entre os vários males, destaca-se a sua capacidade de se reinstalar mesmo após a limpeza do computador.

Spyware

Esse tipo de software apresenta a característica de espionagem e visa captar dados sobre os costumes dos usuários na internet, com o objetivo de distribuir propaganda direcionada.

Time Bomb

O Time Bomb é um tipo de malware que apresenta contagem regressiva e é programado para ser executado em uma certa ocasião no sistema operacional, provocando importantes danos.

Worm 

Esse tipo de vírus de computador apresenta a função de se auto-replicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, produzindo cópias funcionais de si mesmo, se espalhando rapidamente pela rede computadores.

Greyware

É um malware que instala uma ampla gama de softwares, sem a permissão do usuário.

Joke Program

Mecanismos ou códigos criados para provocar danos temporários ao sistema operacional, como travamentos e alterações inesperadas de comportamento.

Macros

São uma série de comandos coagidos que podem ser configurados em programas como Word e Excel, criando documentos com instruções prejudiciais e atingindo outros dados ou executando planos prejudiciais.

Ransomware

Retêm arquivos ou todo o sistema do usuário por meio de técnicas de criptografia. O sequestrador, como é comumente conhecido, apresenta mensagens que exigem um depósito, para comprar uma mercadoria, que nunca chega.

Trojam Banking

É o trojan desenvolvido para acessar dados bancários, redes sociais, sites de compras e servidores de e-mail.

Esses meliantes são responsáveis por perdas no desempenho dos computadores, redes e servidores, muitas vezes ocasionando o erro de realizar upgrades para solucionar. Podem também causar danos financeiros, quando ocorre a quebra do sigilo de dados bancários. 

É, Segurança é coisa séria e precisa ser gerida por profissionais! Aqui na Trinity temos um time capacitado para proporcionar uma experiência segura aos usuários de redes e internet.

Receba uma consultoria agora e avalie como vai a segurança em sua estrutura de TI.

Ate mais!